Curiosidades

Posted on 03:35 by Walisson H. C.

Em tantos anos de astronomia, muitas curiosidades e fatos interessantes foram surgindo ao longo do tempo, aqui estão várias curiosidades que com certeza irão interessar muitos, astrônomos ou não!

Por um triz. 

Em 1908 um misterioso evento causou imensos estragos e devastou a região de Tunguska, na Rússia. Especula-se que tenha sido um asteróide que explodiu no ar. Se esse for o caso, não poderia ter tido hora melhor para ele cair, pois se ele tivesse se atrasado em 4 horas e meia, a cidade de São Petesburgo seria atingida devido à rotação da Terra, e causaria a morte de 2,5 milhões de habitantes. Essa foi uma fina mesmo! 

Brilha brilha estrelinha

Estrelas não piscam como muitos acham, o efeito de “pisca-pisca” é causado pela atmosfera terrestre. Ao atingir a atmosfera, a luz das estrelas é espalhada para diversos pontos. Essa variação no “espalhamento” é causado pela turbulência na atmosfera, que faz parecer que as estrelas estão piscando! 

Ei, quem apagou a luz? 

Diferente do que a maioria pensa, praticamente nada no Universo é instantâneo. A velocidade da luz é o limite e nada pode passar dela. Graças a isso, a luz do Sol demora certa de 8 minutos e 20 segundos para chegar até a nós, isso significa que se o Sol desaparecesse agora, nós só perceberíamos isso daqui a 8 minutos e 20 segundos! Tempo suficiente pra fazer um miojo e comer, antes que a Terra seja lançada ao espaço pela súbita falta de uma estrela pra orbitar. 

Eita que longe… 

Se os corpos do nosso sistema solar fossem do tamanho de bolinhas de gude e o Sol fosse colocado em uma calçada no meio de Manhattan, a Terra seria uma bolinha de gude à 1,2 metros de distância. Marte estaria à 60 centímetros da Terra, mas a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, estaria à uma distância de 320km, em algum lugar no meio de Rochester, NY

Comam no Joe’s

Em 1998, um grupo de marketing do Pizza Hut teve uma idéia genial: Projetar o logo da sua rede de pizza na Lua! Para conseguir isso, eles planejavam utilizar um canhão ultrapotente de raios laser. Mas ai vem a pergunta: como que nunca vimos o logo na Lua? Algumas consultas à especialistas e o governo americano e descobriram que tal tecnologia simplesmente não existia! Para que pudessemos ver a imagem da Terra, ela precisaria ser maior que o estado de Minas Gerais! Sem falar no perigo que esse canhão de laser representaria à pilotos de avião.  

Retirado da Revista Mundo Estranho 

Desculpe, como? 

Se você achava que nomes gigantes e estranhos que enrolam a língua são reservados para a biologia, enganou-se! O nome mais longo ja dado à uma estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes. 

Aula de história

Se fôssemos documentar a história da Terra, desde seu nascimento, dia após dia, ano após ano, num único volume de exatamente mil páginas, cada página cobriria 4 milhões e meio de anos; as primeiras 250 páginas descreveriam o aparecimento das condições propícias à vida; a Idade dos Dinossauros exigiria umas trinta páginas; somente na pág. 984 apareceria o primeiro mamífero; a linguagem Homo viria no fim da penúltima página; e – testando ao máximo nossa capacidade de síntese – tudo o que aconteceu desde a pintura nas cavernas até as viagens espaciais teria de ser condensado na palavra final. 

Sou só eu ou bateu um calor? 

Todos os anos, em dezembro, a Terra atravessa uma espécie de cauda (semelhante a um cometa) que acompanha o Sol, constituída de hélio e aquecida a 10.000° C; mas não nos damos conta disso por causa de sua baixíssima densidade (10.000 átomos por metro cúbico). 

Mal funcionamento? 

Ao passar a apenas 900 km da Terra, em dezembro de 1990 – de volta de um giro em torno de Vênus e rumo a Júpiter – a moderníssima sonda americana Galileo, em perfeito funcionamento, captou não só a existência de uma cratera no Pólo Sul, como também o processo de formação das auroras polares: mas não o captou qualquer sinal de vida inteligente no planeta. 

A gente já chegou? 

Entre a partida e o regresso de um foguete tripulado que viajasse até Andrômeda (uma das galáxias mais próximas da Via Láctea) a uma velocidade próxima da luz, terão transcorrido, para o astronauta, pouco mais de seis anos; mas, para seus parentes que ficaram lhe aguardando, terá se passado a bagatela de quatro milhões de anos. 

Confira mais curiosidades! Clique aqui!